Mais uma vez estiveram reunidos, na sede administrativa da APRUEMA, o presidente Iran dos Passos, e os diretores Jorge Heleno Baldez (Tesoureiro), Sandra Passinho (Social), Manoel Salgado (Relações do Trabalho), Ubiraci Nascimento (Esporte e Lazer) e Gervásio Azevedo (Aposentados). Presentes ainda à reunião o Assessor Jurídico da Entidade, advogado Arnaldo Vieira, o professor-colaborador Mivaldo Oliveira, o professor associado Welington de Assunção, além de Carlos Magno Bispo, Gerente Comercial da Vital Benefícios, empresa que lida com planos de saúde.
Na pauta dessa reunião, ocorrida ontem, dia 14 de junho, dois assuntos que vêm causando muita insatisfação e transtornos à direção da APRUEMA e, sobretudo, aos docentes sócios, que são: Plano de Saúde ASSEFAZ e Proposta Salarial dos Docentes da UEMA e UEMASUL. E não poderia ser diferente, pois até agora não se tem nenhuma definição plausível sobre esses dois assuntos pautados. A insatisfação é tamanha, da direção da APRUEMA, que uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi marcada com urgência para o próximo dia 16 de junho, às 9 horas, no auditório do CCT (Prof. Diógenes Carvalho Aquino). Lá, nessa AGE, com a participação do conjunto de professores associados à Entidade, deverá acontecer uma definição sobre os assuntos citados. Pelo menos é o que espera a direção da APRUEMA e, principalmente, os docentes sócios da Associação.
Em relação ao Plano de Saúde ASSEFAZ, que é gerido pela Universidade Estadual do Maranhão e com contrato firmado entre essas duas Instituições até 2025, cada vez mais aparece um fator complicador e o imbróglio continua, pois a ASSEFAZ insiste em romper unilateralmente o que foi acordado oficialmente, ou seja, quer encerrar o contrato agora no dia 30 de junho deste ano, antes do tempo previsto. Mas o que se sabe, por meio da direção superior da UEMA, é que o contrato foi prorrogado até 30 de setembro deste ano. Agora, se essa medida intempestiva, de suspender o contrato, for adotada pela ASSEFAZ, a direção da APRUEMA, legítima representante da classe docente da UEMA e UEMASUL, decidiu, nessa reunião, que vai entrar com uma ação coletiva na Justiça, por meio da sua Assessoria Jurídica, para garantir o cumprimento do contrato. Mas na AGE do próximo dia 16 de junho, existe a possibilidade de se buscar uma solução que contemple os dois lados.
No que diz respeito à Proposta Salarial dos Docentes da UEMA e UEMASUL, a expectativa é que o Governo do Estado se manifeste, por todo o mês de junho, em relação a todas as propostas salariais que estão sendo analisadas pelo Comitê de Política Salarial do Estado, que é ligado à Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento e responsável por realizar os estudos do impacto financeiro. Outro assunto também que terá maiores esclarecimentos e, se possível, até lá, algumas boas novidades na AGE do dia 16 de junho, no CCT. Agora, de uma coisa vocês, professores associados, podem ter certeza. A APRUEMA não está parada. Muito pelo contrário. Vem reunindo constantemente e buscando soluções que venham beneficiar, efetivamente, o seu corpo de docentes sócios.