
O Conselho Diretor da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão – APRUEMA vem a público manifestar-se acerca de participação em Assembleia Geral com vistas a eventual paralisação dos docentes das instituições estaduais de ensino superior, anunciada pelo Sindicato dos Docentes da UEMA – SINDUEMA, a ocorrer no dia 11 de março de 2026, conforme segue:
1- Na última quarta-feira (4), o Conselho Diretor da APRUEMA reuniu-se para avaliar a situação relacionada à proposta de recomposição salarial dos professores das universidades estaduais maranhenses, encaminhada pela entidade representativa dos docentes da UEMA e da UEMASUL à Secretaria de Estado da Administração do Maranhão – SEAD/ MA.
Na ocasião, foi discutida a possibilidade de convocação de Assembleia Geral para deliberar sobre eventual paralisação no início do semestre letivo.
Após análise do cenário, o Conselho Diretor da APRUEMA posicionou-se contrário à realização de paralisação, no momento supracitado, considerando, inclusive, a necessidade de cumprimento dos prazos legais para a adoção dessa medida.
2- Após a decisão, o SINDUEMA encaminhou convite para que a APRUEMA participasse de uma Assembleia Geral conjunta para deliberar acerca da eventual paralisação no início do período letivo de 2026.1. No entanto, após nova avaliação, o Conselho Diretor da APRUEMA decidiu manter a posição de aguardar uma resposta oficial do Governo do Estado sobre a proposta de recomposição salarial apresentada pela entidade, o que dar-se-ia, hoje (6), conforme o titular da SEAD.
3-A APRUEMA reforça a firmeza com que tem conduzido esse processo de discussão com o Governo do Estado com responsabilidade, cautela e dentro dos meios institucionais e legais, buscando construir soluções que atendam às reais necessidades dos professores da UEMA e da UEMASUL.
4- Por fim, a APRUEMA manifesta também que assim que houver um posicionamento oficial do Governo, a entidade avaliará os próximos encaminhamentos e, se necessário, convocará sua própria Assembleia Geral para deliberar junto à categoria uma eventual paralisação. Tambémreitera que acompanha atentamente as tratativas e manterá os professores informados sobre os desdobramentos do tema.
Cristovam Filho
Presidente da APRUEMA