Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da classe docente da Universidade Estadual do Maranhão, realizada no último dia 23 de março, no auditório do Curso de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas – CCT, o conjunto de professores associados à entidade discutiu e aprovou proposta salarial entregue, ontem, dia 29 de março, ao reitor da UEMA.
Nessa AGE foram apresentadas e discutidas várias propostas, mas a aprovada, pelos professores associados presentes, foi a que definiu pelo percentual de 50,28%. No bojo dela, foram considerados cálculos oficiais bem fundamentados, obtidos no portal do Banco Central, que refletem, efetivamente, segundo a Comissão Salarial Permanente da APRUEMA, todas as perdas salariais do período de 2012 a 2022, já sendo descontado o reajuste de 9% (nove por cento) concedido pelo Governo do Estado, no ano passado, a todos os servidores públicos estaduais.
O presidente da Comissão Salarial Permanente (CSP) da APRUEMA, professor Ubiraci Nascimento, explicou que sua equipe, composta pelos professores associados Manoel Salgado, Tatiana de Paula, Ilmar Polary e Nazaré Barros, construiu a proposta e definiu por esse percentual de 50,28%, como já se disse, com base nos cálculos coletados no portal do Banco Central e que se referem ao IPCA-E acumulados no período de julho/2012 a dezembro/2022, totalizando 85,65%.
O presidente da APRUEMA, professor Iran dos Passos, ao tomar conhecimento oficial da proposta salarial aprovada na AGE, marcou com celeridade uma reunião de Diretoria, que já aconteceu no último dia 27 de março, na sede administrativa da Associação. Nessa reunião, ocorrida de forma presencial e on-line, a proposta de 50,28% foi analisada e aprovada, não sendo alterada, até porque já tinha sido referendada em Assembleia Geral da classe docente.
No entanto, o que mudou foi a forma de seu encaminhamento, em função, principalmente, da conjuntura econômica atual que o país atravessa. Assim, a proposta foi encaminhada de forma escalonada, ou seja, agora em 2023 o percentual de reajuste proposto, a partir de abril, é de 20%, de 15,14% em abril 2024 e, também, de 15,14% em abril de 2025, totalizando os 50,28%, votado e aprovado na última Assembleia Geral Extraordinária.
Na reunião de ontem, dia 29 de março, da direção da APRUEMA com a Reitoria, a proposta salarial foi protocolada e entregue pelo presidente da Associação, professor Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, ao magnífico reitor da UEMA, professor Walter Canales de Sant’Ana, na presença ainda dos diretores da APRUEMA Ubiraci Nascimento, Tatiana de Paula, Ilmar Polary, Manoel Salgado e Gervasio Azevedo e de Assessores e Técnicos da PROPLAN e PROPLAD da Universidade Estadual do Maranhão.