2

No último dia 17 de maio, na sede da Associação dos Professores da UEMA – APRUEMA, estiveram reunidos, mais uma vez, os diretores da entidade. Conforme a pauta, foram discutidos os seguintes assuntos: Plano de Saúde ASSEFAZ, Proposta Salarial dos Docentes da UEMA, Isenção de Pagamento nos Serviços Prestados pelo Hospital Veterinário e Retorno do Projeto Capoeira na Melhor Idade.

No primeiro ponto da pauta, que tratou do Plano de Saúde ASSEFAZ, o Presidente da APRUEMA, Professor Iran dos Passos, fez um relato da situação dele.

O relato deu-se a partir de informações repassadas à APRUEMA pelo Reitor da UEMA, Professor Walter Canales, considerando que a instituição patrocina  o Plano de Saúde ASSEFAZ.

Segundo o Professor Iran dos Passos, até o momento, o que existe de concreto é que o contrato da ASSEFAZ com a UEMA expira em 30 de junho deste ano (contratualmente, isso só deveria ocorrer em 2025).

No entanto, o Reitor da UEMA, Walter Canales,  está negociando a prorrogação dele até o final do ano. Espera o dirigente máximo  da UEMA que, até dezembro, seja  encontrada uma solução em definitivo para esse angustiante problema que afeta diretamente os seus beneficiários.

Já sobre a Proposta Salarial dos Docentes da UEMA, objeto de reunião do Reitor Walter Canales e dos diretores da APRUEMA  com a Secretária Adjunta da SEGEP, Michele Ferreira, no último dia 12 de maio, ela continua em tramitação, estando na fase de análise . Esta análise objetiva levantar o impacto financeiro no orçamento do Estado sendo que, a partir daí, haverá uma definição em relação à proposta apresentada pelos diretores da  APRUEMA.

Em relação à Resolução 403/2022-CAD/UEMA, que estabelece a isenção de pagamento das taxas para os servidores técnicos-administrativos da UEMA em serviços realizados no Hospital Veterinário, os diretores da APRUEMA entendem que esses benefícios são justos, devendo, no entanto, ser estendidos aos professores da Instituição.

Nesse sentido, a representante da APRUEMA nesse conselho superior, Professora Sandra Passinho, vai encaminhar um documento a ser apresentado e analisado na próxima reunião do Conselho de Administração (CAD) da Universidade Estadual do Maranhão.

Por fim, outro assunto tratado foi a volta do Projeto Capoeira na Melhor Idade, que desde o período pandêmico deixou de funcionar, por questões óbvias de saúde, é claro, mas que deve retornar agora no mês de junho.

Para isso, vão ser feitos alguns ajustes na logística de funcionamento do projeto. Estes ajustes passam por horário de funcionamento, escolha do espaço físico adequado e contratação de instrutores.

Participaram da reunião, além do  presidente da APRUEMA ,  Iran dos Passos, os diretores Jorge Heleno Baldez (Tesoureiro), Ubiraci Nascimento (Esporte e Lazer), Sandra Passinho (Social), Manoel Salgado (Relações do Trabalho), Reinaldo Silva (Comunicação) e Gervásio Azevedo (Aposentados) e o professor-colaborador  Mivaldo  Oliveira.

plugins premium WordPress