Mais uma opção de lazer e entretenimento voltada para os professores associados à APRUEMA e, também, para a comunidade em geral, estará de volta, agora no mês de agosto, na sede da Associação. Trata-se do Projeto Capoeira na Melhor Idade, idealizado pelo entusiasta desse esporte, professor-doutor João José Mendes Silva, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEMA, que é, também, Mestre em Capoeira.
O Projeto Capoeira na Melhor Idade é uma parceria com a Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão, e tem por objetivo proporcionar diversão, bem-estar, socialização e melhor condicionamento físico aos seus participantes. Este último, é claro, dentro do limite de cada um. Isso sem falar que esse esporte possibilita o aumento da força muscular e, por consequência, a melhoria do humor e da autoestima. As aulas, por sua vez, serão ministradas no espaço coberto da Apruema, em frente ao estádio Apruemão, nas segundas e quartas-feiras, no horário das 18h30 às 19h30.
No entanto, neste primeiro momento, o Projeto vai beneficiar somente os docentes sócios da Entidade. Posteriormente, é que será aberto também para a comunidade em geral. A aula inaugural já está definida para às 16 horas do próximo dia 16 de Agosto, coincidentemente na mesma data do retorno das atividades letivas da UEMA, no segundo semestre deste ano. O retorno solene dessa atividade (Capoeira) contará com as participações do professor João José, da UEMA, e do Mestre em Capoeira Índio Maranhão, profissional bastante dedicado e já com 36 anos de experiência nesse ramo de atividade, e integrante da equipe de instrutores desse professor.
Para o professor João José, “A Capoeira, que é um esporte para todas as faixas etárias e praticada em mais de 150 países no mundo inteiro, não necessita de alto rendimento para idosos, pois eles (Idosos) procuram, em primeiro lugar, qualidade de vida. E, por conseguinte, vem a melhoria do humor e da autoestima, entre outros benefícios”, ressalta o professor.