Uma importante parceria entre a Associação dos Professores da UEMA (APRUEMA) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEXAE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) vai possibilitar a realização, aqui em São Luís, no auditório da Associação, às terças, quartas e quintas-feiras, no turno matutino, do Curso Educação para o Envelhecimento, por meio do Programa da Universidade Aberta Intergerencial da Terceira Idade (UNABI/UEMA), que tem como coordenadora a professora Efigênia Magda, do CECEN.
O Curso, que será realizado, aqui no Campus de São Luís, no auditório da APRUEMA, com início no próximo dia 19 de setembro, ocorrerá, também, em 08 (oito) Campi da UEMA no Continente. Terá duração de 07 (sete) meses e contará com a participação de aproximadamente 250 alunos, que discutirão, durante esse período, a importância das diferentes dimensões da vida espiritual, emocional, social e jurídica, na perspectiva do exercício da cidadania.
De acordo com a coordenadora da UNABI/UEMA, professora Efigênia Magda, o Curso tem por objetivo a produção de atividades socioeducativas com vistas à inserção educacional, social e cultural em prol da qualidade de vida da pessoa idosa, por meio de conhecimentos que possam contribuir, efetivamente, para elevação dos níveis de saúde física, mental, social e cultural. Além disso, visa a promover a interação entre a comunidade acadêmica e outras gerações.
Participaram da solenidade de abertura do Curso Educação para o Envelhecimento, ocorrida virtualmente no dia 15 de setembro deste ano, o reitor da UEMA, Walter Canales, o vice-reitor Paulo Catunda, a pró-reitora da PROEXAE, Ilka Serra e a coordenadora da UNABI/UEMA, Efigênia Magda, além de alunos e docentes da instituição. Teve como palestrante o promotor Augusto Cutrim.