Em jogo bastante equilibrado e bem disputado, o Vasco venceu o Flamengo pelo placar de 4 a 3, no último dia 13 de dezembro, no estádio Apruemão. As duas equipes foram representadas, simbolicamente, por professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a participação ainda de alguns servidores/funcionários convidados.
O evento festivo, que encerra as atividades do calendário esportivo da Apruema, foi bastante movimentado e reuniu professores da Uema e servidores e prestadores de serviços da Associação. Dentro das quatro linhas, as duas equipes fizeram um jogo em que parecia que o Vasco ia golear o rubro-negro, pois botou 3 a 0 no placar, no primeiro tempo. Mas o Flamengo reagiu e empatou o jogo. E, no final da partida, o Vasco fez o quarto gol e liquidou a fatura, sagrando-se campeão do jogo comemorativo.
Os gols da partida foram marcados por Roberto (2), José (1) e Edvan (1) para o Vasco, e Marlon (1), Guilherme (1) e Soteldo (1) para o Flamengo. As duas equipes ficaram assim constituídas. Vasco: Thiago (goleiro convidado), Edvan, Roberto e Renato; José, Ubiraci e Nêuton. Entraram ainda pela equipe cruzmaltina Jorge Passinho, André Luiz e Jean. Já o Flamengo teve a seguinte formação: Orlando (goleiro convidado), Sérgio Roberto, Félix e Roxo; Marlon, Cristovam e Campos. Depois entraram Guilherme e Soteldo (convidados), por conta das contusões de Cristovam e Roxo.
Ao final do jogo comemorativo, a Diretoria de Esporte e Lazer, como sempre acontece anualmente, fez a entrega da medalha de Honra ao Mérito para os 10 (dez) maiores artilheiros do Apruemão neste ano de 2023. Foram eles os professores agraciados: 1º Edvan com 107 gols, 2º Marlon com 104, 3º José com 96, 4º Pestana com 72, 5º Ubiraci com 43, 6º Roberto com 39, 7º Nadyson com 33, 8º Iedo com 19, 9º Nêuton com 18, e 10º Esdras com 17 gols. Ao todo, foram marcados no estádio Apruemão, neste ano de 2023, nada menos que 548 gols. Nesse particular cabe um registro, já que estamos falando de gols e de artilharia. O professor Ubiraci Nascimento alcançou, a histórica marca, agora em julho deste ano, de 1.500 gols marcados no Apruemão. Um feito histórico que ficará marcado para sempre nos anais da Associação. Na oportunidade, recebeu como prêmio, merecidamente, da Diretoria de Esporte e Lazer da Apruema, uma Chuteira de Ouro. Parabéns, professor!