Nessa terça-feira (5), ocorreu a II Reunião Geral da Diretoria da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão (APRUEMA).
Sob a liderança do presidente Cristovam Filho e com a participação dos demais diretores, a pauta abordou uma ampla gama de questões cruciais para o ano de 2024 e a retrospectiva do que foi realizado em 2023.
Entre os pontos discutidos destacam-se as ações planejadas pela Associação para o atual ano, bem como os desdobramentos dos processos judiciais e administrativos em andamento. Uma das preocupações foi o não pagamento do percentual concedido a título de gratificação por incentivo profissional a alguns professores aposentados e os esforços para agilizar o andamento desse processo, incluindo reuniões a serem agendadas com a gestão estadual.
Além disso, foram debatidas questões relacionadas às mensalidades da APRUEMA, que atualmente enfrentam problemas de descontos em folha. Aspectos orçamentários para 2024 também estiveram em pauta, assim como o plano de saúde da Assefaz e o empenho da Associação para ampliar os benefícios através de convênios.
Estiveram presentes o vice-presidente Iran Passos (vice-presidente) e os diretores Jorge Passinho (diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão), Jorge Heleno (tesoureiro), Gervásio Manoel Azevedo (diretor de Aposentados) , Manoel Salgado (diretor de Relações do Trabalho), Sandra Passinho (diretora Social) e Reinaldo Silva (diretor de Comunicação).
Ao analisar o atual momento da Associação, o presidente Cristovam Filho disse: “A execução do orçamento de 2024 e novos benefícios para os professores associados têm sido parte do nosso planejamento, refletindo, assim, o compromisso contínuo da Apruema em promover o bem-estar e os interesses da categoria”.
Por Débora Souza
Foto: Zeca Pinto