2


A Associação dos Professores da Uema (Apruema), em nome da sua diretoria, vem a público informar, com profunda tristeza e pesar, sobre o falecimento do professor aposentado Joaquim Teixeira Lopes (Juca), 73 anos, do Departamento de Física do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Maranhão, ocorrido hoje, dia 23 de Maio, aqui em São Luís.

​O professor Juca, como era mais conhecido carinhosamente no meio acadêmico da UEMA e do IFMA, pois era docente dessas duas Instituições de Ensino Superior, era Professor Adjunto IV e lecionava as disciplinas Estrutura da Matéria, Física I, II e III, Física Quântica, Física Moderna e Mecânica II, mas já estava aposentado.

Possuía graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), graduação em Disciplinas Profissionalizantes também pela UFMA, Especialização em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialização em Ensino de Terceiro Grau pela UEMA, Mestrado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP e Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia.

​Muito querido por todos, o professor Juca deixou um legado significativo no campo da Física e da Engenharia, além de ter influenciado positivamente a vida de muitos alunos e colegas docentes. Na verdade, tinha uma extensa e admirável trajetória acadêmica e profissional.

Além disso, Juca era um sujeito brincalhão, divertido, e um entusiasta do esporte como um todo, especialmente no Futsal e no Futebol. Um verdadeiro craque, na acepção da palavra, apesar de não ter sido jogador profissional.

Nesse momento de dor e muita tristeza, a direção da Apruema se solidariza com os seus familiares e amigos, além de colegas de profissão, rogando a Deus que conforte seus corações, ocasião em que expressa também as mais sinceras condolências pela perda desse docente que, em vida, prestou relevantes serviços no exercício da docência superior na Universidade Estadual do Maranhão.

A DIRETORIA

plugins premium WordPress