A Associação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou ativamente das discussões que levaram à alteração da Resolução Nº 284/2019, aprovada na última quinta-feira (27), pelo Conselho Universitário (CONSUN) da universidade.
As mudanças representam um avanço na regulamentação das atividades docentes, garantindo maior reconhecimento ao trabalho dos professores, especialmente no que diz respeito à carga horária de planejamento e à inclusão de novas atividades acadêmicas nos registros institucionais.
O pedido de vistas feito pela entidade oportunizou o debate, permitindo que os professores apresentassem sugestões e propostas de alteração. “O pedido de vistas no processo feito pela Apruema foi fundamental para que os professores apresentassem suas propostas e sugestões de alterações. Acredito que agora vamos retratar de forma mais precisa e real as verdadeiras atividades que cada professor desenvolve na Universidade”, afirmou o presidente da Apruema, Cristovam Filho.
Entre as principais mudanças, está a ampliação da carga horária destinada à preparação e planejamento das aulas. “Antes, para cada uma hora de ministração de aula, tínhamos apenas meia hora para preparação, correção e planejamento. Agora, conseguimos garantir que essa carga possa chegar a 100% da carga horária ministrada”, explicou Cristovam Filho.
Além disso, a alteração possibilitará a inclusão de atividades de extensão, inovação e pesquisa no Plano de Atividade Docente (PAD) e no Relatório de Atividade Docente (RAD).
O professor Cristovam Filho também destacou a importância do envolvimento dos docentes durante todo o processo. “O envolvimento de todos ao longo desses 10 meses de discussões foi essencial para a produção de uma nova revolução das atividades inerentes ao regime de trabalho na Uema. Tivemos um avanço significativo com esse debate”, ressaltou.
Por Débora Souza