Ontem, 30 de julho, representantes da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Apruema) e do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Maranhão (Sintuema) estiveram na Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (SEPLAN) para cobrar um posicionamento sobre o pagamento do Abono de Permanência aos professores e servidores que já possuem direito ao benefício.
A visita teve como objetivo acompanhar o andamento da liberação orçamentária para a efetivação do pagamento. De acordo com o presidente da Apruema, Cristovam Filho, o processo estava sendo analisado entre a SEPLAN e a Uema, e agora está em fase de finalização.
“Viemos à SEPLAN em busca de respostas sobre o nosso Abono de Permanência dos professores e servidores. O processo estava entre idas e vindas entre a SEPLAN e a Uema. Já estivemos aqui anteriormente, e hoje conversamos diretamente com a chefe de gabinete, que nos informou que o processo será analisado agora com os documentos que foram solicitados ou recentemente anexados. A previsão é de que até a próxima quarta-feira tenhamos uma resposta sobre a liberação orçamentária para que a Uema possa providenciar o pagamento”, explicou Cristovam.
O presidente do Sintuema, Walber Tomé, também destacou a importância da mobilização conjunta e demonstrou otimismo quanto à resolução do caso. “Somos mais de setenta servidores administrativos que aguardam há mais de dois anos por esse pagamento que é nosso por direito. O processo já está em avaliação, e agora as coisas estão tomando rumo. Semana que vem teremos todo o roteiro do que será feito. As entidades estão fazendo o seu papel. Estamos na luta e vamos conseguir”, afirmou.
Por Débora Souza