2

O presidente da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Apruema), Cristovam Filho, esteve nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), onde entregou oficialmente a proposta de reajuste salarial dos professores da Uema e da UemaSul ao deputado estadual Arnaldo Melo, presidente da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa. 

A agenda integra o conjunto de ações institucionais da associação em defesa da recomposição salarial da categoria docente e do fortalecimento do diálogo com os poderes públicos.

No dia 3 de fevereiro, a Apruema também encaminhou um ofício à Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEAD), no qual apresenta dados sobre a defasagem salarial acumulada dos professores da Uema e da UemaSul. No documento, a entidade aponta uma defasagem acumulada de 30,55% nos vencimentos da categoria.

O ofício protocolado pela entidade reforça ainda outras pautas como a valorização da titulação, ajustes no salário-base dos professores de 40 horas, correções relacionadas à URV, pagamento do abono de permanência, auxílio alimentação e melhorias nas gratificações vinculadas a cargos administrativos. Para a entidade, a recomposição salarial é uma medida necessária para preservar o poder aquisitivo dos professores e reconhecer o papel estratégico do ensino superior público no desenvolvimento do Maranhão.

“Estamos trabalhando junto ao Governo sobre a nossa proposta de reajuste salarial. Hoje estivemos também na Assembleia Legislativa do Maranhão e falamos com o presidente da Comissão de Educação. O governador já se manifestou hoje sobre o reajuste dos professores do ensino médio e comentou dos estudos que estão sendo realizados de reajuste para os professores da Uema e UemaSul. Vamos aguardar e acompanhar”, afirmou Cristovam Filho.

Por Débora Souza

plugins premium WordPress